segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Banksy

 Recordando do meu curto período como aluna do curso de Artes Visuais da UFPel...

 Lembro-me das aulas de ensino da arte, onde a professora falava muito da grafitagem como arte e das diferenças entre a grafitagem e a pixação. Ela (a professora Sandra) sempre colocou o nome do Banksy como referência ao artísta multifuncional, pois ele além de grafiteiro, escultor, pintor, desenhista e "animatrônico (será que esse termo existe?!) sempre usou sua arte para impactar, questionar e causar reflexão sem que isso fosse diretamente ligado a necessidade de fama pessoal - Ele nunca foi visto "on work" e as poucas imagens que se tem dele, o mesmo está sempre mascarado.

 Em suma, o cara é uma incógnita do mundo das artes, embora seu trabalho seja mundialmente conhecido e reconhecido. Hoje, recebendo meus e-mails diários, vi essa vinheta e simplesmente precisei registrar:



 Me lembrou um pouco a última exposição que vi dele (vi pela tv, pq nunca sai do Brasil até o presente momento ¬¬). Aparentemente inocente, profundamente relevante e no mínimo deixa uma pergunta incômoda do fundo no nosso subconsciênte... De onde vêm tudo isso?

 Reproduzindo um trecho da matéria que segue com o vídeo:
"A polêmica se dá quando o grafiteiro mostra um ambiente imundo repleto de trabalhadores asiáticos - muitos dos quais parecem ser crianças - trabalhando em produtos vinculados à marca "Os Simpsons" - como camisetas e bonecos do Bart feitos de gatos mortos.

A inspiração teria surgido a partir de boatos que grande parte do trabalho que envolve a série seria realizado na Coréia do Sul." -   Blog - Sidney Rezende 


 Logo me pergunto... Será que alguém viu, será que foi ao ar ou caiu naquele buraco negro, que suga todos os questionamentos que a arte costuma fazer mas que muitos dizem que é coisa de "intelectual" e logo passa por cima sem dar a mínima importância?! Bom, disso eu não sei, mas deixo aqui meu agradecimento ao Comaru Sama, por ter dividido e ao Sr. SRZD por ter divulgado.




Um comentário:

  1. Bahhhh q foda... auhsaushua n tinha visto isso ainda o.O
    Love u baby!

    ResponderExcluir