segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Do que é feito um bem-casado

 Sei que o mês dos namorados já passou, o mesmo vale para as noivas, amores e afins. Mas a horas que penso em postar algo do gênero e não me refiro a "choros" ou "velas" sobre o assunto, nada disso, queria postar algo leve e que serviçe a um propósito poético.


Bom eu sempre guardo coisas que considero interessantes quando as leio, seja em forma de recortes ou em arquivos on-line e hoje, remexendo nas minhas pilhas de papel eu acredito ter encontrado o que procurava. Fala sobre o Bem-Casado: Doce de origem portuguesa, que é o simbolo da união e ítem obrigatório nos cardápios de casamentos tradicionais, nas feiras sobre o assunto é  ítem mais versátil, indo de simples lembrancinhas até a mesa principal, substituindo o bolo em casos mais arrojados.

 Bom, eu fiquei intrigada de porque esse doce é considerado o simbolo máximo da união perfeita e duradoura e sabe o que encontrei?!? Bom vamos começar de dentro para fora:

 A massa 
(Feita de pão de ló e no formato redondo)
  Cada pedaço representa uma pessoa do casal. Para montar o doce é preciso duas partes exatamente iguais, pois representa o encontro das almas gêmeas.
 O Recheio
(Pode ser de doce de leite ou de creme de ovos moles)
A união das duas partes, se dá pelo recheio. Esse creme simboliza o amor que une os apaixonados.
 A Cobertura
(Feito de glacê ou de fondã)
A cobertura, que é um glacê branco e doce feito a base de açucar e simboliza a paz no relacionamento, assim como o véu da noiva representa a pureza (tá a parte da pureza a gente pula XD)
 Os Confeitos
(Não são encontrados em todos os doces)
 Representam os frutos da união das almas gêmeas e isso não se resume apenas aos filhos, mas a todos os tesouros que o casal conquistará junto.

 E então... Se essa não é a receita mais certa, eu não sei, mas que parece dar certo, lá isso parece.

Um comentário: