sábado, 22 de maio de 2010

Cozinhando idéias... Servindo distrações.

 Sabe aqueles dias em que você acorda com a determinação de fazer algo que irá mudar a concepção de vida que o mundo tem ?!? É aquela vontade de ser diferente, fazer mais, acordar ás 6 da manhã de um sábado, pra correr, fazer serviço voluntário, descobrir a razão da vida, mudar o universo... E ao virar do meio-dia, depois de um lauto almoço, vc se dá conta que o que lhe resta é apenas a distração do pensamento, enquanto fica esticada no sofá, apenas olhando as nuvens caminhando de forma lenta do céu. Será isso o conformismo ou a simples constatação de que nada se faz num único dia?

 Pensando nisso, me dei conta que diárimaente, iniciamos um processo de mentalização e estruturação de idéias revolucionárias, pensamentos filosóficos e políticos, que se fossem colocados em prática (ou simplesmente exteriorizados) poderiam mudar o que somos e o que acreditamos. Mas que por não drmos importância, acabam morrendo naquele cantinho escuro e bolorento da nossa memória... Afinal quem aqui já não teve uma ou outra "epifânia" monumental, naquele estado semi-dormente das primeiras horas da manhã ou no simples intermeio de lucidez e embriaguez constrangedora. Pois é, podiamos salvar o mundo, se tivessemos um gravador sempre a mão ou o bom e velho bloco de notas.

 Logo não é que usemos apenas 10% e nossa capacidade mental, e isso seja o que nos limita no desenvolvimento de nossas capacidades e sim, o fato de nos pegarmos mais organizando e descartando idéias do que realmente executando-as. Um bom exemplo, são esses momentos "mágicos" onde tomamos nossas determinações mais impulsivas (como acordar ás 6hs da manhã de um sábado, para fazer algo que tenha alguma relevância) acreditem, os gregos foram os maiores pensadores da humanidade e não tinham computadores ou viajavam a outros planetas... Mas eles colocavam em prática (ou pra fora) seus momentos de genialidade, por mais estranhos que fossem.

 Será que estamos enferrujados? Acaso não teriamos esquecido como é extravasar o pensamento, por preocuparmo-nos de mais com a opinião alheia (sim, afinal, quem é louco de acordar ás 6hs da manhã, só pra vêr o sol nascer por puro momento de inspiração?!?).

 Idéias e conceitos afloram todo dia, resoluções e resultados se perdem a cada segundo de existência por nos deixarmos levar pelas distrações da nossa sociedade. Você vai deixar isso continuar ou simplesmente vai se deixar levar pela maciez do sofá, enquanto pondera cada linha escrita... E deixa mais essa grande idéia, ficar guardada no cant da mente, onde o sono de depois do almoço fica guardado.

 Ficou distraido também, pode confessar... Afinal, que enrrolação é essa ai de cima. Idéias brilhantes perdidas, sofás confortáveis e quentinhos... Bhá, quanta babaquice num único lugar... Vou seguir aqui, só pensnado em mais alguma coisa, nesse meio tempo. Deixa eu apenas ruminar.

Um comentário:

  1. Deixar a maciez do sofá é algo difícil, mas necessário. E a vida, as mudanças, as revoluções que sempre buscamos não se fazem num único dia. É justamente depois do lauto almoço que a gente precisa mostrar fibra pra nossa vontade não se tornar só uma "norma programática" de vida que eternamente esperamos cair do céu.

    Acho incrível o modo como teus textos de certa forma fazem sentido pra mim. A gente deve ter sido muito ligado, como grandes amigos ou talvez irmãos numa existência anterior! oO

    Ah, antes que eu me esqueça: Oi! *-*

    ResponderExcluir