quinta-feira, 27 de maio de 2010

A história próxima... E seus absurdos.

 Andava pelas ruas deste meu porto não muito alegre... Não, acho que não devemos começar assim, mas de certa forma foi isso mesmo que aconteceu. Pelotas tem se tornado meu porto de regresso e foi andando pelas suas ruas antigas que me deparei com um monumento honorífico inusitado. Uma estátua do Lobo da Costa.

 Ok, alguém vai perguntar, mas quem raios é Lobo da Costa. Se você faltou a sua aula de história, lááá no 2ºGrau, não fique triste, eu explico, afinal a Wiki tá ai pra ajudar nessas situações . XD

 Francisco Lobo da Costa foi um jornalista, poeta e teatrólogo brasileiro, que nasceu aqui em Pelotas no meio do séc. XIX. Começou apúblicar poesias no jornal Eco do Sul e serviu na Guerra do Paraguai.

 Esclarecido esse detalhe, retorno a questão de porque fazer este post. Essa estátua, muito bem trabalhada, fica no que marca o fim (ou começo) de uma vala de Pelotas. Estranhei a escolha do logar para tal obra e questionei meus colegas. Um deles, Miguel - ator, webdesiger, estudante de Artes Visuais - me olha com estranheza e pergunta se eu não sabia que vala era aquela... Óbviamente eu não sabia, afinal, mesmo não sendo a minha primeira estadia em Pelotas, confesso que nunca me interessei muito por detalhes pitorescos da cidade, além dos convencionais... Que grande engano eu havia cometido até aquele momento.

 Meu colega, começou a me questionar sobre o que eu sabia da história de Pelotas e ao se dar de minha quase que total desinformação me fala que aquela (sim aquela valinha mesmo) era a Vala dos Artistas. Local onde, durante mais de 2 séculos, servia de cova "coletiva" para os mendigos, proscritos e artistas da cidade. Ri da observação, afinal de contas... Quem em sã consciência manteria uma atrocidade dessas assim, aberta no meio da cidade? Seria como abrir visitação aos fornos dos campos de concentração, e... Para meu espanto, me dei conta que era exatamente isso que se faz hoje em Auschwitz.

 Mesmo assim, não levei a sério a questão, mas essa idéia de uma vala no meio da cidade, em pleno séc. XXI, que ainda era mantida aberta como uma cicatriz na conduta impecável da cidade e que para ajudar, tem uma estátua de um dos seus "sepultados" célebres?!?! Encucada com isso, resolvi pesquisar.
 Para meu espanto, não achei muita coisa, até o momento - ok, ok isso foi a menos de 72hs - mas o que encontrei foi o seguinte:

 Lobo da Costa morreu nas ruas, um mês antes de completar 35 anos... Seu corpo foi encontrado por um carroceiro nas ruas de Pelotas, nu e desprovido de qualquer uma de seuas posses em meio a chuva que é tão característica da região... Afora isso, mais nada que tenha uma fonte confiável. Mas a vala continua lá, com seus segredos, pavimentada e mantida sob o olhar plácido de um observador ilustre... Será que foi lá, onde seu corpo foi jogado, antes de ser identificado? E quantos outros poetas, artistas e pensadores tiveram o mesmo destino? Eu não sei, ainda... Mas vou continuar procurando saber.

 Enquanto isso, uma das poesias desse calado observador:

MINHA TERRA

Lá, na minha terra, quando
O luar banha o potreiro,
Passa cantando o tropeiro,
Cantando, sempre cantando;
Depois, avista-se o bando
Do gado que muge, adiante;
E um cão ladra bem distante,
Lá, bem distante, na serra;
Nunca foste à minha terra?!

Enfrena, pois, teu cavalo,
Ferra a espora, alça o chicote
E caminha a trote, a trote,
Se não quiseres cansá-lo.
Ainda não canta o galo,
É tempo de viajares.
Deixarás estes lugares,
Iras vendo novas cenas
Sempre amenas, muito amenas.

O laranjal reverdece,
E ao disco argênteo da lua,
Logo os olhos te aparece
A estrela deserta e nua.

Um comentário:

  1. Engraçado... acho que isso sintetiza bem o descaso que ainda existe com os nossos artistas. Hoje esse tipo de conduta ensandecida diminuiu, por que no fim das contas, assim como tudo o mais, arte virou negócio. Mas são inúmeros, infinitos os artistas que se perderam nas valas da memória, indigentes, olvidados.

    Muito bom texto cara... me deixou com uma sensação meio estranha que ainda não consegui entender então não sei explicar... mas... bom... no fim das contas... é isso que nos espera... =/

    ResponderExcluir